O Sargaço e a Pesca

Castelo do Neiva

Em Castelo do Neiva, os abrigos dos utensílios da apanha do sargaço, assim como das jangadas e barcos, eram distintos do mesmo tipo de estruturas, existentes nas restantes freguesias do litoral vianense. Edificadas em madeira nas dunas desta freguesia, estas barracas possuíam cobertura em telha de barro (Veiga de Oliveira, Galhano e Pereira, 1975).

Tal como anteriormente descrito, e de acordo com Ernesto Veiga de Oliveira, Fernando Galhano e Benjamim Pereira (1975), à medida que por meados do século passado, algumas famílias se mudavam do interior da freguesia para a beira da praia, estas foram transformando as barracas de madeira de apoio às atividades agromarítimas, em habitações próprias. Com este fluxo de gente para a beira mar, criou-se o núcleo habitacional junto à praia, no qual moravam essencialmente, as gentes que se dedicavam à apanha do sargaço e à pesca.

Como se pode ver nas imagens seguintes, datadas de 1957 e de 1975, podemos visualizar a transformação urbanística que este local sofreu no terceiro quartel do século XX. Pois, se nas duas imagens de 1957, por entre os barracos de madeira apenas se vislumbram duas habitações, na fotografia de 1975, na mesma área já não se encontram barracos de madeiras, pois estes já tinham sido substituídos por moradias.