Portos de Mar
Anteriormente descrevemos quais eram os Portos do Sargaço e Pesca no litoral vianense. Locais estes, onde na praia, assim como no mar em jangadas, barcos e maceiras, a população rural deste concelho se dedicava à apanha do sargaço. Embora, e como previamente referido, estas gentes também usavam as suas embarcações para pescar no mar. Conquanto, devemos distinguir que tipos de portos de mar existiam no passado nestes locais da beira mar, pois, excluindo os diferentes cais junto ao rio Lima, apenas existiam cais para as embarcações marítimas, na freguesia de Monserrate.
No passado, em Carreço e Areosa também existiam “portos de mar” como o de Castelo do Neiva e Amorosa (Chafé). Conquanto, com o passar dos anos, apenas Castelo do Neiva manteve este tipo de porto de mar, possuindo também atualmente, uma lota.
Hoje em dia, no litoral vianense existem dois portos de mar distintos, um na freguesia de Monserrate (Viana do Castelo) e outro em Castelo do Neiva. No entanto, enquanto que o porto de mar de Viana do Castelo possui uma doca, na qual as embarcações atracam, em Castelo do Neiva as embarcações que outrora eram retiradas do mar aos ombros dos pescadores, estas são agora rebocadas por meio de um cabo e motor.


